Bem no alvo

Citações de diversos autores

  • “Não vamos tratar ninguém mal, nem criar uma coisa de que é um contra o outro, pelo amor de Deus. Eu sou para sempre grata a Sofía Gascón; ela está maravilhosa no Emilia Pérez. Demi Moore me mandou uma mensagem pessoal antes do Globo de Ouro. […] Todo mundo ali merece, e merece o carinho da gente. Não vamos alimentar ódio, sabe?”

    (Fernanda Torres, ao falar do clima de solidariedade entre as candidatas ao Oscar de Melhor Atriz de 2025)
  • Durante três anos, o professor Luiz Ernani Fritoli, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ministrou um curso, uma vez por semana, sobre A divina comédia, de Dante Alighieri.

    (O curso completo está disponível no YouTube.)
  • “O mundo necessita de seus escritores na exata medida em que tende a negá-los, pelo sacrifício ou pelo esquecimento.”

    (Osman Lins, Guerra sem testemunhas.)
  • “Ele [Da Vinci] também descobriu que a pressão que o pássaro exerce sobre o ar é correspondida por uma pressão igual e oposta que o ar exerce sobre o pássaro. ‘Veja como as asas, batendo-se contra o ar, sustentam a pesada águia nas alturas’, anotou, para em seguida acrescentar: ‘A mesma força exercida pelo objeto sobre o ar é exercida pelo ar sobre o objeto’. Duzentos anos depois, Newton formularia uma versão mais refinada dessa ideia em sua terceira lei do movimento: ‘Para toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade’.”

    (Walter Isaacson, Leonardo Da Vinci.)
  • “Acabo de ler agora os nove contos [incluídos em Laços de família] que não conhecia; você não imagina como gostei; saio meio crispado da leitura. […] É engraçado como você me atinge e me enriquece ao mesmo tempo que faz um certo mal, me faz sentir menos sólido e seguro. Leio o que você escreve com verdadeira emoção e não resisto a lhe dizer muito e muito obrigado por causa disso.”

    (Rubem Braga, em carta a Clarice Lispector, citada por Claire Varin em Línguas de fogo.)
  • “Precisamos de livrarias. Precisamos de mais bibliotecas. Precisamos expor as pessoas ao contato com livros. Precisamos de futuro para o nosso povo. Só pode haver futuro com livros e leitura, com mais arte e educação para todos.”

    (Elizete Lisboa, História afetiva de leitores e bibliotecas em Belo Horizonte, org. Cleide Fernandes et alii.)
  • “O pássaro,

    essa página branca,

    voa.

    O deserto,

    uma língua de areia.”

    (Micheliny Verunschk, “Deus”, Geografia íntima do deserto.)
  • “O contista, romancista, autor teatral e ensaísta, Osman Lins sempre nos pareceu consciente do significado da missão do escritor questionando seu papel numa sociedade de consumo e, especificamente, na América Latina. Ao mesmo tempo, procurava novos recursos expressivos e uma marca individual para suas obras. Com isto, consolidou a pesquisa iniciada no Modernismo, trazendo novas possibilidades ao fazer literário. […] Osman Lins definia-se como homem mítico, a narrativa era, para ele, uma cosmogonia, arte, exploração coletiva do universo artístico.”

    (Bella Jozef, O jogo mágico.)